Os Pokémon pseudo-lendários são uma classe especial de Pokémon que são considerados poderosos e difíceis de se encontrar no jogo apresentando alto grau de raridade. Eles não são lendários no sentido estrito, mas têm estatísticas base que rivalizam com muitos Pokémon lendários.
Para receber o grau de pseudo lendário o pokémon em questão apresentam 600 pontos de estatísticas base além de ser a forma evoluída final de um Pokémon com 3 estágios de evolução (motivo pelo qual o Archaludon não ser considerado por muitos players como da classe pseudo-lendário) e apresentam uma experiência final de 1,250,000 pontos. Vamos conhecer os Pokémon pseudo-lendários até agora(Pokemon Scarlet Violet):
- Dragonite: é a forma final da linha evolutiva que começa com Dratini e passa por Dragonair, se tornando uma criatura majestosa e poderosa. Dragonite possui a tipagem Dragão/Voador e sua primeira aparição foi na primeira geração, em Red/Blue. Possui um corpo musculoso coberto por uma espessa camada de escamas laranja brilhantes, as quais conferem resistência e durabilidade. Suas grandes asas membranosas permitem que voe a altas velocidades e longas distâncias sem esforço. Uma de suas características mais marcantes nos jogos é o destaque a uma alta estatística em seu ataque físico.
- Tyranitar: é a forma final da linha evolutiva que começa com Larvitar e passa por Pupitar. Tyranitar possui a tipagem Pedra/Noturno e sua primeira aparição foi em Gold/Silver. Em sua forma final Tyranitar é uma criatura colossal e intimidante, com uma aparência que evoca temor e respeito. Seu corpo robusto é coberto por uma armadura de placas rochosas, conferindo-lhe uma defesa formidável contra ataques físicos e elementares. Suas mandíbulas poderosas são capazes de triturar até mesmo os objetos mais duros com facilidade. Uma de suas características mais marcantes nos jogos é o destaque a sua alta estatística no atributo de ataque físico.
- Salamance: é a forma final da linha de evolução que começa com Bagon e passa por Shelgon. Salamance possui a tipagem Dragão/Voador e sua primeira aparição foi em Ruby/Saphire. Esse poderoso Pokémon é uma criatura imponente e aerodinâmica, com uma presença dominadora nos céus. Seu corpo esguio e musculoso é coberto por escamas azuis brilhantes, com asas largas e poderosas que lhe permitem voar a altas velocidades e realizar acrobacias incríveis no ar. Uma de suas características mais marcantes nos jogos é o destaque a seus atributos de ataque físico e velocidade.
- Metagross: é a forma final de evolução que começa com Beldum e passa por Metang. Metagross possui a tipagem Metal/Psíquico e sua primeira aparição foi em Ruby/Saphire, esse Pokémon é uma criação extraordinária, combinando a resistência do aço com a mente poderosa do tipo psíquico. Seu corpo maciço é composto por quatro Metang interligados, formando uma estrutura robusta e imponente. Seus olhos brilhantes e penetrantes demonstram uma inteligência incomum e uma determinação feroz. Uma de suas características mais marcantes nos jogos é o destaque para os atributos de ataque físico e defesa contra ataques físicos.
- Garchomp: é a forma final de evolução que começa com Gible e passa por Gabite. Garchomp possui a tipagem Dragão/Terrestre e sua primeira aparição foi em Diamond/Pearl. É uma criatura formidável, com uma aparência que inspira temor e respeito. Seu corpo musculoso e aerodinâmico é coberto por escamas azuis escuras, com listras vermelhas ao longo de sua barriga e barbatanas. Suas poderosas mandíbulas e presas afiadas são uma demonstração de sua força e ferocidade. Uma de suas características mais marcantes nos jogos é o destaque a seus atributos de ataque físico e velocidade.
- Hydreigon: é a forma final de evolução que começa com Deino e passa por Zweilous. Hydreigon possui a tipagem Dragão/Noturno e sua primeira aparição foi em Black/White, sendo uma criatura assustadora devido as suas três cabeças sinistras e asas escuras. Seu corpo é coberto por escamas escuras e afiadas, e suas três cabeças possuem olhos vermelhos penetrantes. Com uma mandíbula poderosa em cada cabeça, Hydreigon é uma ameaça formidável em batalha. Uma de duas características mais marcantes nos jogos é o destaque a seu atributo de ataque especial.
- Goodra: é a forma final de evolução que começa com Goomy e passa por Sliggoo. Goodra possui a tipagem Dragão e sua primeira aparição foi em X/Y, ele é uma criatura dócil e amigável, conhecida por sua aparência adorável e sua natureza gentil. Seu corpo é coberto por uma pele viscosa e macia, com uma coloração vibrante que varia de rosa a roxo. Suas grandes antenas e olhos expressivos dão a Goodra uma aparência cativante. Uma de duas características mais marcantes nos jogos é o destaque a seus atributos de ataque especial e sua absurda resistência devido aos seus atributos de defesa especial.
- Kommo-o: é a forma final de evolução que começa com Jangmo-o e passa por Hakamo-o.Kommo-o possui a tipagem Dragão/Lutador e sua primeira aparição foi em Sun/Moon. Kommo-o é uma criatura imponente, com uma aparência que combina elementos de um guerreiro e um dragão. Seu corpo é coberto por escamas duras e resistentes, formando uma armadura natural que o protege de ataques físicos e elementares. Suas antenas em forma de chifres e sua cauda poderosa são características distintivas dessa espécie. Uma de duas características mais marcantes nos jogos é o destaque a seus atributos de ataque físico e sua grande resistência contra ataques físicos devido a suas altas estatísticas em defesa física.
- Dragapult: é a forma final de evolução que começa com Dreepy e passa por Drakloak. Dragapult possui a tipagem Dragão/Fantasma e sua primeira aparição foi em Sword/Shield. Dragapult é uma criatura misteriosa e ágil, com uma aparência que combina características de um dragão e um lançador de projéteis. Seu corpo esguio e aerodinâmico é coberto por escamas escuras e brilhantes, com membranas finas nas asas que lhe permitem voar silenciosamente. As marcas fluorescentes em seu corpo brilham no escuro, criando uma aura sinistra ao seu redor. Uma de duas características mais marcantes nos jogos é o destaque a seus atributos de ataque físico e a sua velocidade, sendo o mais rápido de todos os psudo-lendários.
- Goodra de Hisui: é a forma final de evolução que começa com Goomy e passa por Sliggoo de Hisui. Goodra de Hisui possui a tipagem Dragão/Metal e sua primeira aparição foi em Legends: Arceus. Ele possui olhos caídos e cinzentos, além de um corpo e pernas mais finos. Seus chifres são mais longos e finos do que os de Goodra de Kalos. Ele exibe uma concha metálica grande em forma de espiral em suas costas, na qual pode se recolher para se proteger, deixando apenas sua cabeça do lado de fora da concha para observar o ambiente. Ele pode controlar a dureza de sua concha à vontade. Tem menos manchas cinzentas do que Goodra de Kalos, com uma em cada lado da bochecha e duas em cada lado da concha. De seu queixo e braços escorre uma gosma cinza metálica. Hisuian Goodra tem uma disposição apegada e odeia ficar sozinho; ficará zangado e causará tumulto se seus companheiros mais próximos deixarem seu lado. Uma de duas características mais marcantes nos jogos é o destaque a seus atributos de ataque especial e sua absurda resistência devido aos suas altas estatíticas de defesa especial.
- Baxcalibur: é a forma final de evolução que começa com Frigibax e passa por Arctibax. Baxcalibur possui a tipagem Dragão/Gelo e sua primeira aparição foi em Scarlet/Violet. Baxcalibur é um Pokémon grande, semelhante a um terópode, cujo corpo é predominantemente azul-marinho. Ele tem uma série de manchas de gelo em forma de hexágonos localizadas perto da área do peito, nos joelhos e sob a cauda. Também possui manchas azul-claro poligonais quadradas embaixo dos pés. Tem braços musculosos longos e três garras brancas afiadas em suas mãos e pés, junto com três penas vermelhas salientes de cada um de seus pulsos. Parece estar usando uma máscara de gelo no rosto, com um par de espinhos de gelo apontando para cima em seu focinho e pingentes de gelo apontando para baixo em seu queixo. A única parte do rosto não coberta de gelo são seus olhos amarelos. A espinha preta, revestida de gelo, em suas costas se assemelha a um machado. Quando em batalha, Baxcalibur se vira de cabeça para baixo, usando sua espinha como um machado enquanto se apoia com a cabeça e os membros anteriores. Também expele ar criogênico pela boca, frio o suficiente para congelar lava. Para finalizar oponentes, ele avança em direção a eles com a lâmina em suas costas. Uma de duas características mais marcantes nos jogos é o destaque a seus atributos de ataque físico e um alto valor em seus atributos de vida.