Uma característica marcante dos jogos Metroid é que, no começo da aventura, Samus frequentemente perde a maior parte de suas habilidades. Embora o contexto varie a cada jogo, os jogadores sempre precisam explorar os ambientes e adquirir as melhorias novamente. Este elemento foi mantido no título mais recente da série, Metroid Dread.
Em uma entrevista ao Gamereactor, José Luis Márquez falou sobre a importância desse elemento nos jogos Metroid. Segundo ele, essa mecânica é essencial para a experiência do jogo.
Márquez explicou ao site:
“Em Metroid, isso é necessário. Você não pode começar o jogo com todas as habilidades. É fundamental. Caso contrário, acho que os jogadores ficariam desapontados. Seria estranho começar com tudo disponível desde o início.”
Além disso, Márquez discutiu a duração ideal dos jogos Metroidvania. Ele acredita que experiências mais compactas são “a duração ideal” para o gênero, ao contrário de alguns jogos recentes que são mais longos. Ele argumenta que é possível incluir muito conteúdo sem recorrer a enchimentos. Márquez também comentou que não é fã dos elementos estilo Souls nos jogos Metroidvania, embora compreenda por que muitos jogadores gostam. Ele afirmou que “não é daqueles que gosta de tornar o jogo difícil para os jogadores”.